segunda-feira, 30 de maio de 2011

FELICIDADE





Possuindo um corpo belo e perfeito; possuindo tudo que queremos em bens materiais;tendo grande popularidade no ambiente familiar, de trabalho e no meio de amigos. Rodeados de pessoas queridas e quando
todas nossas vontades se tornam realidade, por que chega um momento que fazemos a pergunta:


- Por que não sou feliz?


Porque tudo que foi descrito acima não é a felicidade.

O homem nasce, vive, luta e morre sempre com o único objetivo na vida: ser feliz.


Poucos sabem onde encontrá-la e de qual natureza é feita.


Geralmente busca nos prazeres físicos, comer, beber bem e fartamente como se ela residisse na língua; no prazer sexual como se felicidade fosse sinônimo de orgasmo; automóveis cada vez mais potentes e novos como se  felicidade fosse andar sobre quatro rodas. Adquirem bens imóveis, jóias e títulos cada vez mais insaciáveis.
 

Moldam corpos nas academias e mesas de cirurgias plásticas esquecendo que felicidade não é feita de pele e ossos. Perdem anos em estudos conquistando inúmeros diplomas superiores pensando que felicidade é ter mais e mais títulos acadêmicos. Trabalham arduamente sem descanso em busca de altos salários para engordar as contas bancárias. Mas com tudo, não são felizes.

Perdem uma vida preciosa fazendo dos meios um fim.


Somos espíritos etéreos estagiando dentro de um corpo material, alimentamos exclusivamente nossos órgãos dos sentidos sem nos lembrarmos que nossa alma também necessita de subsistência.
 

Nutrimos o corpo, alimentamos sensações, mas deixamos o espírito desnutrido esquecendo que é só através dele que captamos a felicidade.


O espírito é de natureza etérea e invisível então seus nutrientes também são etéreos e invisíveis que podemos traduzir como paz, amor e alegria. A inteligência precisa ser sempre alimentada assim como os nossos melhores sentimentos, pois ambos são inerentes à alma e auxiliam o crescimento espiritual.


Outro componente da constituição da felicidade humana é o conhecimento e cumprimento das leis humanas e Divina. Nenhum ser pode se feliz violando-as.


"Faça aos outros o que deseja que lhe façam".

"Ame a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo".

"Perdoe para serdes perdoado."

"Não olhe o defeito do próximo, corrija os próprios primeiro."


São frases simples, mas de grande profundidade que foram criadas para auxiliar o homem a ser feliz.



Felicidade é estado de espírito pleno de satisfação e harmonia com Deus, a natureza, os semelhantes, principalmente, consigo mesmo.


 



                      







sexta-feira, 13 de maio de 2011

LIBERDADE



**LIBERDADE**

Hoje que estamos comemorando o dia da Libertação dos Escravos no Brasil, seria oportuno estudarmos a noção de "liberdade" porque há muitos enganos referente à verdadeira libertação.
O que é ser livre?
Não estamos falando sobre a dependência física de cuidados, de alimentos, moradia, roupas ou outro elemento de sobrevivência, mas da liberdade de ação e de pensamentos.
Há um mal entendido entre as pessoas quando imaginam que ser livre é fazer tudo o que desejam, mas não o serão se esta liberdade for apenas para satisfação egoísta.
 
O homem seja o mais esclarecido quanto o ignorante busca sempre o estado de liberdade, se possível, total. Mas a liberdade absoluta é impossível no estágio evolutivo que a humanidade se encontra. Ainda necessitamos dos outros para crescer e sobreviver, necessitamos de ordens e leis para sermos livres.
A liberdade de ação está sujeita às leis humanas e divinas. Impossível ser livre sem cumpri-las. A criatura que rouba, mata e lesa seus semelhantes tende a ficar aprisionada. O homem ou mulher que prejudica o próximo, por mais que queira ou não acredite, não consegue fugir da lei universal de Causas e Efeitos, ou do Carma. Pelo livre arbítrio o homem é livre para agir, mas não se livra dos resultados de suas ações.
Sem esquecer que nunca será livre aquele que possui qualquer tipo de vício como o álcool,fumo, jogo, drogas, sexo,comida ou outro qualquer que provoque dependência.
 
O vício é um ato de liberdade com consequência chamada: escravidão.
O uso da liberdade deve vir acompanhado do senso de responsabilidade, pois não conseguiremos fugir das consequências,mesmo das coisas que consideramos sem importância como quando pegamos algo de outra pessoa sem sua permissão; quando "pedimos emprestado" dinheiro que não estava no nosso bolso, mesmo de um familiar; um troco a mais recebido num estabelecimento comercial que não devolvemos; objetos de uso interno na nossa firma que levamos para casa;quando ultrapassamos o carro da frente para pegar a vaga de estacionamento que o outro estava há tempo esperando, enfim, são inúmeros os pequenos delitos que provocamos com o uso da liberdade total sem nos preocuparmos com a lei do retorno.
 
Seguir leis nos faz livre.
Há prisões sem grades que são as que chamamos de necessidade desnecessárias.
A vontade constante de possuir coisas, trocar carro,casas, roupas, status social, viagens, tudo para mostrar aos outros não nos faz seres libertos.
 
Quanto menos necessidades, mais livres seremos.
Há também a liberdade que definimos a do livre pensar. Nada mais liberal do que o pensamento, mas se não o dirigirmos corre o risco de nos escravizar quando se mantem numa linha negativa provocada pelos ciúmes, medos e rancores.
 
Quem domina seus pensamentos é um ser totalmente livre.
A verdadeira noção de liberdade consiste na conquista de vários fatores libertadores.
É livre quem aprendeu a perdoar e esquecer.
É livre quem não magoa ninguém.
É livre quem adormece sem lembranças de atos indignos.
É livre quem não lesa materialmente o próximo.
É livre quem não possui nenhum vício.
É livre quem trabalha honestamente.
É livre que está feliz com o que tem e é.
É livre quem cumpre seus deveres com responsabilidade.
É livre quem possui a consciência tranquilizada.
É, realmente livre, quem ama.
A maior liberdade vem da infinita capacidade de amar tudo que existe, pois amando somos incapazes de prejudicar a nós mesmos e ao próximo.
Amando, somos livres!
                                                         Miryã Kali/ MLucia
 
 
 
 
                                                   

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Momentos de Alegria


Momentos de alegria




Recebemos sempre inúmeras mensagens para épocas de dificuldades no caminho evolutivo na face da terra.

Seria útil também recebermos palavras de apoio espiritual para aceitarmos com o coração agradecido as alegrias que nos são enviadas pela vida.


O cristão, comumente, concebe seu crescimento espiritual apenas na dor e no sofrimento, mas os momentos alegres são também estímulos para continuação da caminhada para Deus.

Que a alegria seja sincera e pura sem que seja calcada na infelicidade alheia.

Apesar da idade, das dificuldades, das carências ou deficiências, todos temos dias felizes como presente

de um Deus amoroso e bom.


O caminho da luz também é de flores.

Viver os merecidos dias felizes faz parte da evolução.

Seja alegre, seja feliz, não deixe a culpa e o remorso tomar conta de seu coração.


Apenas sinta-se agradecido.


Miryã Kali

sexta-feira, 6 de maio de 2011

SER MÃE



                                                               SER MÃE

Ser mãe, não se resume em dar a luz fisicamente a uma criança e sim, dar luz espiritual a um ser imortal que, quando nasce, esquece sua origem divina. O papel fundamental das mães é lembrá-los de onde vieram e para onde seguirão.


**

Esse é o verdadeiro parto humano: o espiritual, pois os animais também se partejam e o que os difere dos homens é a inconsciência da sua destinação.


**

A maternidade é uma das missões mais difícil e sublime que há na face da Terra. A mulher ciente de sua importância como mãe é um instrumento precioso de Deus para o aperfeiçoamento do espírito humano.


**

Ninguém tem tanta influência sobre as crianças do que as mães, porque elas , como lavradores , podam as más tendências que observam nos filhos e adubam os bons sentimentos; evitando que os rebentos repitam os erros trazidos de outras encarnações.


**

Mães, não transfiram sua maior tarefa para as mãos de professoras, babás ou avós, porque a obra de educação é vossa!!

A maior carreira da mulher é a de educadora de seus próprios filhos.


**

Ser mãe, é assumir a maternidade imprevista como um compromisso inadiável. O nascimento de um filho vem sempre pela vontade

de Deus e nada traz maior tranquilidade e felicidade futura quanto a tarefa assumida para com

uma alma que necessita reencarnar. Alma, muitas vezes, que nos foi querida em outras vidas.


**

Ser mãe é aceitar os filhos deficientes como uma flor de pétalas quebradas mas, com o mesmo perfume e beleza das flores perfeitas.


**

O amor das mães não é um amor cego é um amor profético, vêem nos seus filhos futuros anjos e trabalham com paciência e dedicação no burilamento de suas almas.

Ser mãe, não é querer um mundo melhor para seus filhos viverem, mas educá-los para construírem esse mundo melhor; ensinando que para querer é necessário merecer.

Ser mãe, é ser como os raios do Sol que a todos abranje , ama os filhos alheios como os próprios.

Enfim, ser mãe é ser médium entre Deus e a criança , ensinando suas Divinas Leis. Através das palavras amorosas e, principalmente , através dos seus atos.


**

O amor materno é o sentimento que mais se assemelha ao Amor do Criador, o que tudo compreende, tudo perdoa e a tudo ama.

 

Mitera/MLucia




quinta-feira, 5 de maio de 2011

AMOR SEM FRONTEIRAS


AMOR SEM FRONTEIRAS

"Amor sem fronteiras"- o verdadeiro amor- é sempre respeitoso e abrangente, totalmente diferente da atitude possessiva e limitada dirigida apenas à parentela consangüínea. ( Hammed)



Pegando o tema da frase acima, do livro de Hammed, teremos uma gama imensa de assuntos referentes ao "amor com fronteiras" que ainda domina nossos corações.
Quantas criaturas ainda limitam seus sentimentos mais profundo de afeto apenas aos familiares, amigos íntimos, a um amado (a) e mais nada. O resto permanece sendo "o resto".
Muitos vivem em depressão crônica geradas, em sua maior parte, por contrariedades perante a vida. Pessoas há que entram em depressão apenas pela viagem de um familiar que vai estudar longe, ou que caiu doente, muitas vezes, sem gravidade.
O amor com fronteiras é o maior obstáculo à evolução humana e será inaceitável neste novo milênio onde todos procuram crescer em espírito, formando com toda humanidade, uma só família.
Analisando todo comportamento mais comum dos homens como sendo o "amor com fronteiras", teremos aqui um quadro elucidativo.


                                                AMOR COM FRONTEIRAS:


  • Amar, viver só para a família, o cônjuge ou amado (a).
  • Ciúmes.
  • Amar mais aqueles que são "o meu sangue".
  • Filhos só os do "meu sangue".
  • Amo ele ( ela ) e não divido com ninguém. ( dividir = amizade)
  • Meus filhos, só eles, os dos outros são dos outros.
  • Medo excessivo de perder um filho para a nora ou genro.
  • Querer que a pessoa que amamos ame só a nós.
  • Cobrança emocional aos amigos ou parentela. Quem cobra pede mais para si mesmo do que doa.
  • Estimar apenas aqueles que pensam igual a nós.
  • Fechar em círculo: a família, os da mesma religião, país ou raça.

                                           AMOR SEM FRONTEIRAS

  • Amar a família, os amigos e toda humanidade com a mesma alegria e intensidade.
  • Sem ciúmes em circunstância alguma.
  • Tratar desconhecidos que nos são apresentados pelos amigos e parentes, com o mesmo carinho que tratamos um conhecido.
  • Mostrar prazer ao conhecer gente nova.
  • Permitir que nossos afetos mais íntimos tenham amigos de ambos os sexos. Isto é, que nosso amor ( homem) tenha amigas e nosso amor ( mulher ) tenha amigos.
  • Amo e amparo meus filhos mas amo e amparo também os filhos de outras pessoas.
  • Nossos filhos não são nossos e sim, do mundo.
  • Permitir que a pessoa que amamos tenha afetos por outras criaturas.
  • Sentir amor e amizade pelas pessoas que não pensam como nós.
  • Amar a pátria e o mundo como sendo um só país.
  • Aceitar todas as pessoas diferentes em : sangue, crença, nacionalidade. Em desnível social, intelectual e evolução espiritual.
  • Respeitar direitos, opiniões, pensamentos e escolhas alheias.
  • Amar elementos, plantas, animais com igual dedicação e respeito.
  • Sentir-se unido com todos e tudo. Uno com o universo.
Amor sem fronteiras é o que chamamos de Amor Universal e através dele conquistaremos o Reino de Deus em nós.

       
                                                       Mitera/ MLucia