segunda-feira, 18 de abril de 2011

A FAMÍLIA


A FAMÍLIA

   "A família é teu primeiro compromisso com Deus" ( Irmão José)


Sendo a vida na terra uma escola do espírito, as maiores lições estão dentro das quatro paredes de um lar e é através dos familiares que vêm as primeiras matérias a aprender.

Nesta época de muita pressa e busca desenfreada pelos bens materiais pouco ou nada sobra de tempo para uma convivência proveitosa entre os membros de uma família. Ainda são importantes os momentos passados juntos numa mesa de refeição, dando cada um uma quota de seu tempo, afeto e atenção aos demais. Nada traz maior conforto perante as dificuldades da vida do que o apoio e o amor de um familiar.

A reencarnação une também,num mesmo teto, criaturas que se tornaram inimigas em vidas pretéritas, fazendo que com a convivência e o parentesco destrua os sentimentos de ódio ou aversão entre os membros de uma mesma família; mas como conciliar dois seres que se apartaram dentro de um processo de divórcio? Seria necessário outra encarnação com os mesmos familiares para este fim?

Hoje é comum um homem e uma mulher conviverem com filhos de vários casamentos o que torna mais difícil a realização destas necessidades.

A união dentro de um mesmo teto de criaturas incompatíveis não pode ser considerada como um castigo, mas um meio suave de reconciliação. Como um pai ou mãe pode rejeitar um inimigo do passado no corpo indefeso de um filho bebê? O carinho dos pais aos filhos ingênuos e dependentes suaviza qualquer sentimento de aversão que possam sentir.

E não podemos esquecer das oportunidades que Deus dá àqueles que tiraram vidas em tempos recuados e que na atual encarnação conseguem a oportunidade de dar novas vidas através dos chamados filhos.

Os membros da família fornecem meios para os aprendizados que mais necessitamos para educar nossos sentimentos inferiores. A paciência adestrada com um filho, pai ou mãe difícil; o perdão para com as faltas da companheira(o); o desprendimento para com um familiar necessitado ou até mesmo perdulário. E entre os cônjuges há sempre um que veio para ensinar algo que o outro não sabe. Um é trabalhador outro é preguiçoso, um é amoroso e outro, frio; há o que muito sabe que veio ensinar ao que pouco ou nada aprendeu.

Nem sempre no lar se encontram inimigos declarados, geralmente são formados por criaturas amigas que renascem juntas para enfrentarem novos desafios da vida, em doce convivência.
O lar é o local de ensaio para ampliar nosso aprendizado para com o mundo de fora. Qual ambiente mais adequado para uma criança ou jovem aprender educação, formação moral e espiritual senão junto aos pais?
            
Enquanto estivermos necessitados de maiores aprendizados sempre teremos algumas dificuldades de manter a harmonia familiar e o casamento de almas afins só será realizado ao atingirmos um degrau maior na evolução espiritual.
A família é, e sempre será, indispensável ao espírito em estudo na terra. É o portal entre os dois mundos.

A sabedoria divina é infalível e os métodos que usa são indiscutivelmente certos.

Fiquem na paz!

                                                                     Miryã Kali




Nenhum comentário: