segunda-feira, 26 de novembro de 2018

O TROCA-TROCA DA VIDA




O TROCA-TROCA DA VIDA

Observando hoje em dia através de mensagens e grupos sociais, uma ideologia no mundo inteiro e em nosso país, da tendência de igualar toda humanidade nas mesmas condições sociais, independente de méritos. Os esforçados e preguiçosos teriam as mesmos direitos às posses materiais, pela distribuição igualitária das riquezas. Se um dia isso ocorresse, logo se notaria as diferenças, pois os esforçados aumentariam suas posses e os irresponsáveis gastariam ou perderiam tudo que receberam.

Por que todos os homens não são igualmente ricos? Por uma razão muito simples: é que não são igualmente inteligentes, ativos e laboriosos para adquirir, nem sóbrios e previdentes para conservar.” (Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec).

Nos fundamentos espirituais superiores há a noção profunda de que todos os seres humanos possuem o mesmo valor para o ser que chamamos de Deus.
A Terra que se identificou como um educandário do espírito é onde o ser encarna num envoltório material para ter uma vivência que o faça aprender tudo que há de fora e dentro de si. Cada pessoa encarnada, ou melhor, a que está vivendo a vida material tem necessidades de aprendizado diferente de seus familiares e de outras criaturas.

O rico vivencia a prova da riqueza mostrando seus valores morais dentro desta condição, notar-se-á se é benevolente, desprendido e se auxilia os mais carentes diminuindo a pobreza e sem se envaidecer. A riqueza fornece trabalho aos carentes. O pobre estagia na pobreza fortalecendo a honestidade, a humildade, ativando-se no trabalho sem invejar os de mais posses e lutando para melhorar suas condições. A pobreza ensina a desenvolver a inteligência no esforço de sair dela. Os que estão na fama ou na insignificância, possuindo beleza ou feiura, condições físicas boas ou deficientes. Os que possuem família ou estão sós, os que vivem em cor de pele diferente... Estão em aprendizados para seus espíritos imortais. E em vidas futuras, mudarão suas condições. O pobre será rico e vice-versa.

Toda condição física e social na Terra é passageira, todas são estágios de aprendizados. Igualar a humanidade nas mesmas condições fará com que ela estacione na evolução e em seu autoconhecimento. A igualdade se fará quando todo homem do planeta atingir uma evolução moral suficiente para viver com seus semelhantes sem atritos, revolta ou dominação. Só uma humanidade de quase mesmo nível espiritual terá condições de viver de forma igualitária.
Num planeta de maior evolução não há grandes desníveis entre seus habitantes, a maioria vive em melhores condições dos que habitam a Terra, simplesmente porque evoluíram e por este motivo extinguiram as diferenças.

Deus e seus emissários possuem condições de avaliar o que é melhor para o ser encarnado na Terra. As revoluções sociais para alterar um til dos processos de aprendizado dos homens fracassaram principalmente as ideologias baseadas no ateísmo. Os que quiseram ser “Deus” da vida alheia foram inalteravelmente bloqueados por forças superiores. Acima da vontade humana há um Poder Maior.

A igualdade está nos direitos e nos deveres da humanidade.

Se Deus é justo, nada há de injusto.

                                   Miryã/ MLucia