segunda-feira, 26 de agosto de 2013

OS JOGOS E A EVOLUÇÃO DO HOMEM


                                                         OS JOGOS E A EVOLUÇÃO DO HOMEM


Recebendo recentemente um teste de cultura pelo e-mail resolvi testar o nível da minha. Alguma acertava e outra errava, mas havia aquelas que, propositalmente, nem respondia. Não tanto pelo motivo de não saber como pela intenção de fazer questão de não saber. Eram as perguntas de páginas inteiras relacionadas ao jogo de cartas. Será, realmente, o jogo um fator cultural?
Quão interessante ou culturalmente positivo é saber sobre naipes, coringas ou algo assim? Com este simples teste passei a meditar sobre jogos em geral até mesmo o famoso xadrez.

Estudando a Doutrina Espírita, lendo sobre o avanço da ciência e também da evolução humana nos tempos atuais, intuímos que futuramente os jogos mudarão de figura, isto é, serão criados novos temas, novas regras. Por quê? Perguntarão os céticos.
Com o aperfeiçoamento espiritual, o homem não desejará vencer seus semelhantes, não necessitará mostrar força, inteligência, sagacidade para que todos os elogiem ou invejem. Em função dos jogos sabemos que os adversários só possuem um objetivo: ganhar. Para isso
é preciso que outros percam.
Infelizmente a competição entra em todos os setores das atividades humanas, não apenas nos jogos e esportes. E competir para ganhar, dominar, vencer ou até destruir não faz do ser humano uma criatura altruísta.

Analisando alguns jogos mais conhecidos, aqui vêm alguns exemplos:

DAMA: tabuleiro de xadrez com peças brancas e pretas. A função das peças é "comer" ou "matar" as de cor contrária.

XADREZ: tabuleiro de xadrez com peças brancas e pretas, ou de outras cores opostas. Jogo onde se entra estratégias de guerra para "matar" peões (que correspondem a soldados) e assim, atingir a peça máxima que é o rei ou a rainha. A inteligência do jogador entra em pauta servindo ao propósito de matar o maio número de peões, cavalos, torres e bispo para chegar ao mais graduado do tabuleiro. É, sem dúvida alguma, uma guerra pacífica onde se "mata" peças até chegar no "xeque-mate".

JOGOS DE CARTA: não cansarei informando cada detalhe de cada jogo onde se entra o baralho, mas apenas mostrar a intenção de quem joga. Claro que é ganhar, mas em muitos destes jogos entra as apostas com alguma coisa, feijões, pedrinhas ou mesmo dinheiro gerando um vício, que em muitos casos, levam pessoas e famílias à falência.

BINGOS: jogo de azar onde várias pessoas perdem para apenas um ganhador. Pode ser um passatempo inofensivo se não entrar dinheiro ou valores, mas torna-se também um poderoso vício se não houver autocontrole nos jogadores.

PING-PONG: jogar bolinha sobre na mesa de tal forma fazendo com que o oponente não consiga sacar a bola. É também um prazer quando é jogado sem intenção de fazer o outro jogador perder numa troca de saque favorável aos dois lados. Assim sendo, pode-se considerar desta forma, o ping-pong um jogo do mais fraterno. Eu dou (a bola) eu ganho.

Os jogos em geral, são passatempos não prejudiciais criados para pessoas de todas as idades. Sabendo ganhar e também perder não deixa de ser algo agradável que une as pessoas num fim de semana, férias ou momentos de lazer.

Como esporte somente um incluirei nesta lista que é o mais famoso aqui em nosso país:

FUTEBOL: Não foi estudado ainda o que leva um indivíduo a torcer por um time de futebol. Qual o quesito que entra em pauta para esta escolha? A cor da camisa? O emblema do clube esportivo? O nome? Claro que dirão que é a qualidade e as vitórias do time, mas não notamos que mesmo os melhores times, uma vez ganha, noutra perde? Qual time fugiu à regra?

O time ganhou o que acontece?
Xinga-se os times adversários, piadas, gozações, humilhações são constantes tanto na vida real quanto na virtual.
O que não difere nada do chamado builing.
O que traz de melhoria ao planeta, à sociedade e ao homem? Dirão que é um lazer popular, sem dúvida que todo lazer é útil, mas não a valorização exagerada.

Num campeonato mundial o país inteiro para. Meninos crescem desejando ser jogador de futebol.
Não estamos condenando os que torcem por um time esportivo ou apreciam os esportes, mas a conduta dos torcedores, a importância exagerada que se dá a uma partida de futebol ou qualquer outro esporte. Num campeonato quando há vitória de um time popular, há gritos, espocar barulhento de fogos incomodando animais, crianças e idosos, ficam dias falando sobre este assunto, alegria sem limite impera.

Xingamentos, insultos à mãe do juiz do jogo, brigas e até mortes entre torcidas. Pessoas que brigam com os familiares que falam durante um jogo, ou que torcem pelo time adversário. Criaturas que não dormem porque seu time perdeu e ficam horas ruminando o porquê da perda, como se fosse a coisa mais importante do universo.
Estudando sobre as antigas civilizações, notamos que havia lutas de gladiadores, corrida de bigas com times iguais as da atualidade com torcidas violentas desejando, não só, a perda do time contrário como a morte do adversário. Os vencedores que matavam os vencidos estão todos mortos. O que ganharam?
O que mudou hoje?
Chegou a hora de a humanidade evoluir neste fator. Está na hora de valorizar o que, realmente, tem valor

O que estamos analisando é o quanto os jogos também evoluem com o passar dos séculos. Em tempos remotos os jogos, muitas vezes, incluía a morte sangrenta e real do oponente. E hoje não mais se permite jogos mortíferos e até mesmo os mais inofensivos mudarão com a evolução humana.

Será que a humanidade no futuro apreciará os jogos em geral?

Os seres mais evoluídos sentem prazer em ganhar e fazer perder o oponente, mesmo em um inocente jogo? É realmente um prazer ganhar? E perder?
Sem dúvida alguma é preferível que as pessoas se confraternizem num jogo inocente do que entrar numa guerra ou disputa agressiva. Em tudo que existe há o lado positivo e os jogos servem também para aprimorar o raciocínio e a observação tanto das crianças como dos adultos. Só é necessário que se desenvolva junto o equilíbrio e a moderação.
Com a evolução o homem aperfeiçoará seus pensamentos e sentimentos e com isto, melhorará também nos mais singelos atos e sua atitude nos jogos não fugirão a regra.
A mensagem áurea de Jesus diz: “Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei.” Deve sempre ser lembrada.


Miryã Kali/ MLucia

26/08/13




segunda-feira, 5 de agosto de 2013



LETRAS DE AMOR


A todos que escreve, os de simples e curtas frases aos escritores de longos textos, são aconselháveis que seguissem os parâmetros da consciência
para que usem as letras com o coração.
Tanto a fala como a escrita seguem o mesmo nível de responsabilidade vibratória, pois as letras também traduzem os sentimentos de quem às formam.
Frases escritas mal intencionada tem o poder de provocar guerras ou de transformar a conduta de uma civilização como ocorreu com o Evangelho de Jesus.
Jesus nos aconselhava a usar a palavra com sabedoria e amor, mas escrever também segue o mesmo padrão moral.
As palavras são embaixadoras de todo pensamento humano, um livro pode trazer o conhecimento de um ser inteligente como pode disseminar idéias malsãs de ódio e preconceito.
O teor das frases escritas por nós indica o nível espiritual que pertencemos.
Nada mais belo do que linhas construindo um mundo feliz na mente alheia, uma boa história se desenrolando inteira, uma composição musical, uma poesia amorosa, um
ensinamento filosófico e moral que auxiliando a evolução dos encarnados.
Jesus, Buda e Chrisna nada deixaram escrito, mas forneceram letras de amor para a renovação da humanidade.
Dada a importância das palavras escritas devemos levar em consideração as recomendações trazidas pelos espíritos de luz.

Ao escrever:
-Não use palavras de baixo calão.
-Não construa frases que possam tirar a esperança de quem muito precisa
-Nada trace que fale mal da vida alheia nem as use para ferir corações.
-Escreva o que instrui, constrói, edifica, reforme, ilumina o caminho dos semelhantes.
-Se não consegues falar algo importante para alguém, escreva.
-Use as letras para reconciliar inimigos.
-Use as palavras para incentivar quem desanimou.
-Forme frases que abram as consciências adormecidas.
-Escreva tudo que traga alegria, esperança e incentive o amor.
-Não é necessário ser um grande escritor para traçar: eu amo você.


Miryã Kali/MLucia